Declaração de princípios
Pautamo-nos pelos mais elevados critérios éticos, assegurando total independência e integridade na nossa atividade. Acreditamos que uma administração pública moderna deve ser mais humana, colaborativa e eficiente, capaz de servir como motor de inovação e criação de riqueza.
O nosso compromisso centra-se na promoção de uma sociedade civil e uma administração que valorize o bem-estar dos cidadãos, as necessidades coletivas e a eficácia sempre com foco na transparência e na responsabilidade. E que para isto tem de partilhar mais.
Trabalhamos para que a administração pública partilhe entre si e seja um impulsionador do desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma economia centrada nas pessoas, onde o crescimento económico se alinha com a preservação dos recursos e o respeito pelo ambiente.
A nossa missão é fomentar um diálogo construtivo entre os diferentes atores da sociedade, promover boas práticas e contribuir para a formação de uma administração pública que sirva como um verdadeiro fator de progresso e equidade para todos.


É necessário partilhar e cooperar mais. E saber como o fazer.
A inovação na administração pública — e em muitos campos na sociedade em geral — deve ser pensada como partilhável por definição e por design.
Além de encontrar boas soluções é essencial que estas possam ser replicadas, adaptadas e amplificadas noutras realidades. Só assim se multiplica o seu valor público.
Cada prática bem-sucedida, cada projeto transformador, cada melhoria concreta deve ser colocada ao serviço de todos. Independentemente onde nasceu — numa associação, numa câmara municipal, numa direção-geral, ou numa escola —, importa que possa ser útil tant@s quanto for possível. Esta é também a essencia e a beleza da adminitração pública.
O Laboratório de Políticas Públicas, Gestão e Direito Público assume o compromisso de promover uma cultura ativa de partilha e cooperação, produzindo conteúdo partilhável, e contribuindo para juntar entidades públicas, profissionais e cidadãos num esforço comum de melhoria dos serviços e das instituições.
Queremos apoiar a disseminação das soluções que funcionam, e contribuir para criar pontes entre quem enfrenta desafios semelhantes e facilitar redes de aprendizagem e de transformação.Acreditamos que a inovação só cumpre verdadeiramente a sua missão quando é acessível, útil e mobilizadora para toda a comunidade.
E é esse o futuro que queremos ajudar a construir.
Mensagem do Presidente
Bruno Maia, economista e advogado
